Drauzio Varella aponta novos rumos da saúde pública no Fomenta 2025

Médico e escritor com reconhecimento internacional propôs novo olhar dos gestores diante no atual panorama social

Ampliar os esforços públicos na prevenção de doenças crônicas e buscar soluções coletivas foram apontados pelo médico e escritor Dráuzio Varella como prioridade para as gestões municipais durante o painel “Atenção à saúde, o papel dos gestores”. A palestra do Dr. Drauzio foi um oferecimento do Serviço Social da Indústria (Sesi) na programação do Fomenta 2025, na quinta-feira (23). Realizado pela Associação dos Municípios de Médio e Pequeno Porte do Estado de São Paulo (Amppesp), o evento reúne prefeitos, vereadores e gestores de mais de 300 cidades paulistas com população de até 50 mil habitantes.

Com a plateia lotada, Drauzio Varella comparou o panorama social que impacta a saúde pública. O médico expôs que, no passado, a população era mais jovem e apresentava um alto índice de doenças agudas, como pneumonia e infecção urinária, por exemplo, o que demandava tratamentos intensos e rápidos. Já atualmente, com uma população mais idosa, é grande o número de indivíduos com doenças crônicas, como hipertensão arterial e diabetes, que necessitam de tratamento permanente e geram maiores custos ao erário público.

“Doenças crônicas, com hipertensão arterial e diabetes possuem alta complexidade e as pessoas que recebem esse diagnóstico precisam ser tratadas pelo resto da vida. Sem contar que podem desenvolver cegueira, insuficiência renal, problemas ortopédicos, amputações, ataques cardíacos e derrames cerebrais. São complicações que geram um custo muito alto. Os municípios precisam investir na prevenção, antes que as pessoas fiquem doentes. É um desafio enorme”, afirmou o médico.

Dr. Drauzio discorreu ainda sobre os benefícios do Sistema Único de Saúde (SUS) comparando índices de países como Brasil, Cuba e Estados Unidos. “Ter recursos não significa, necessariamente, que você oferece uma saúde de qualidade. Cuba é um país paupérrimo e tem índices melhores do que os Estados Unidos, onde a saúde é paga”, destacou.

A necessidade de garantir a qualidade de vida na longevidade, salientando que viver muito não significa, necessariamente, viver bem, foi ressaltada por ele. “A gente quer viver muito, mas não há qualquer preço. Devemos querer viver por muitos anos, mas sem depender dos outros para sua mobilidade. Vencer o sedentarismo é necessário, por isso pratico corrida e subo escadas aos 81 anos de idade. Comecei a vencer o sedentarismo perto dos 50 anos”, relatou.

Luta coletiva

Dr. Drauzio aprovou a proposta da Amppesp ao dar luz a este tema na programação do Fomenta 2025. “Esta iniciativa é fundamental porque, embora cada município tenha a sua peculiaridade, todos têm problemas em comum. Todos se questionam: ‘Como atender uma população cada vez mais velha, cada vez mais doente e enfrentar os gastos crescentes e excessivos no atendimento médico?’. Por isso a importância de juntar gestores, enfrentar problemas em comum, buscar soluções e fazer os devidos encaminhamentos”, apontou.

 Drauzio Varella

Antônio Drauzio Varella é médico oncologista reconhecido em todo o Brasil. Desde a década de 1970, atuou na área de moléstias infecciosas do Hospital do Servidor Público de São Paulo. Dirigiu ainda o serviço de imunologia do Hospital do Câncer e o serviço de câncer do Hospital do Ipiranga. Lecionou em diversas faculdades do Brasil e exterior, em países como Estados Unidos, Japão e Suécia. Foi ainda um dos pioneiros no estudo da Aids no País, investigando, posteriormente, o vírus HIV nos detentos do presídio Carandiru, resultando no livro Estação Carandiru, que virou filme e ganhou projeção internacional.

 

Serviço
Fomenta 2025
De 21 a 24 de outubro
Centro de Convenções de Águas de São Pedro
(Avenida Carlos Mauro, 90 – Centro – Águas de São Pedro)
Inscrições: www.sympla.com.br/evento/fomenta-2025/3099232
Realização: Amppesp

Assessoria de imprensa:
Beatriz Maciel – iPública Comunicação
13-99648-7267