Fomenta 2025 cresce mais de 40% e ultrapassa 500 municípios participantes

Evento quebrou seus próprios recordes, passando de 353 para mais de 500 municípios participantes; no próximo ano, haverá 12 edições preparatórias ao Fomenta, com caráter itinerante, regional e temático

O Fomenta 2025 foi encerrado nesta sexta-feira (24), quebrando todos os seus recordes, consolidando-se como o maior evento do País para pequenas e médias cidades. Realizado pela Associação dos Municípios de Médio e Pequeno Porte do Estado de São Paulo (Amppesp), em Águas de São Pedro, o Fomenta cresceu mais de 40% em comparação ao anterior, ampliando de 353 para mais de 500 cidades participantes. O encerramento contou com a participação do secretário estadual de Governo e Relações Institucionais, Gilberto Kassab.

Com o tema “Finanças Públicas: a hora da superação”, o Fomenta 2025 ocorreu no Centro de Convenções de Águas de São Pedro, de segunda (21) a sexta-feira (24). Além dos 500 municípios representados, cerca de 200 prefeitos prestigiaram o evento, que, a partir do próximo ano será ampliado, com 12 edições preparatórias, com caráter regional e itinerante.

O presidente da Amppesp, José Adinan Ortolan, considera a edição 2025 histórica por ter quebrado todos os recordes. “Saltamos de 353 municípios participantes para mais de 500 cidades representadas este ano. Superou e muito ano passado. Estamos extremamente satisfeitos. É um desafio porque, quando você aumenta a régua, precisa criar inovações futuras. Neste sentido, vem aí o Amppesp na Área. Teremos 12 encontros regionais, como se fossem 12 ‘Fomentinhas’ de um dia, para que, em novembro tenhamos o evento final. A partir de fevereiro, começamos os encontros, com oficinas temáticas, trabalhando a formação de prefeituras de pequeno e médio porte do Estado”.

A opinião é compartilhada com o secretário executivo da Amppesp, Bruno Oliveira, que avalia o saldo como positivo. “Tivemos recorde no número de participantes e expositores. Os congressistas gostaram muito e tivemos até a Prefeitura de Manaus conosco. Quem está se propondo a apresentar soluções para os municípios, conseguiu passar o recado. O grande tema da recuperação econômica das prefeituras foi debatido com secretários de Estado, deputados, Tribunal de Contas do Estado de São Paulo e Ministério Público de Contas do Estado. Os prefeitos e secretários se apropriaram do conteúdo”, relatou.

O prefeito anfitrião, João Victor Barboza, considera que Águas de São Pedro, mais uma vez, ganha com a realização do evento. “Parabenizo toda a diretoria da Amppesp pela organização e estruturação do evento. Estou muito feliz em recepcionar prefeitos, amigos, órgãos públicos, todos que estiveram aqui para engrandecer as discussões políticas, como o Prodesp, CDHU, Governo Federal, iniciativa privada. A Amppesp sai fortalecida e ainda mais habilitada para continuar um projeto desta magnitude”, destacou o chefe do Executivo.

 

Secretário Gilberto Kassab

O secretário estadual de Governo e Relações Institucionais participou do encerramento do Fomenta 2025. Ele pontuou a importância da luta coletiva e representativa em defesa das pequenas e médias cidades paulistas. “A Amppesp tem grande importância porque ela dá musculatura aos pequenos e médios municípios. Esta atuação conjunta fortalece a luta municipalista. A única saída é usarmos o nosso poder de mobilização, já que a maior parte das responsabilidades transferidas aos municípios nos últimos 40 anos, como educação, saúde, infraestrutura e programas sociais, não vieram acompanhadas das verbas necessárias para a sua condução”, ressaltou o secretário.

Kassab ressaltou ainda que o Governo do Estado faz questão de contribuir para que o evento tenha cada vez mais projeção. “Juntos, municípios e Estado, com as bancadas de deputados estaduais e federais, temos uma força que dificilmente deixará de ser bem-sucedida nos nossos enfrentamentos e demandas”, finalizou o secretário estadual de Governo e Relações Institucionais.

 

Assessoria de imprensa:
Beatriz Maciel – iPública Comunicação
13-99648-7267