Fomenta 2025 tem início com assinatura de parcerias para acelerar obras municipais

Parceria estabelecida com o Desenvolve SP e Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo (IPT/SP) foi assinada na solenidade de abertura

A assinatura de parcerias entre o Governo Estadual, por meio do Desenvolve SP e do Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo (IPT/SP), com os municípios de médio e pequeno porte para a realização de obras marcou a solenidade de abertura do Fomenta 2025, na noite desta terça-feira (21). Realizada pela Associação dos Municípios de Médio e Pequeno Porte do Estado de São Paulo (Amppesp), na cidade de Águas de São Pedro, a edição 2025 do Fomenta tem como tema “Finanças Municipais: A Hora da Superação”.

A parceira celebrada com o Desenvolve SP e o IPT/SP possibilitará um novo fôlego aos pequenos e médios municípios, já que serão aplicados recursos estaduais para que mais obras saiam do papel e outras, já em andamento, sejam intensificadas. O objetivo é garantir a execução, ampliação e celeridade de obras públicas de infraestrutura

O presidente da Amppesp, José Adinan Ortolan, ressalta que o evento tem crescido de 20 a 30% a cada edição, tendo se estabelecido como o maior encontro entre gestores públicos de cidades de pequeno e médio porte. “A Amppesp cresceu bastante nos últimos anos, hoje somos 28 regionais e temos uma diretoria com 62 membros, sendo 49 prefeitos em exercício e 10 ex-prefeitos, conquistamos parcerias como as do Governo Federal e Estadual para a realização do Fomenta”, celebrou o presidente da Amppesp.

Desafios
A informação divulgada pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE/SP) de que 80% das cidades do Estado estão operando no vermelho foi pontuada por Adinan, ressaltando a importância de o municipalismo paulista debater as finanças municipais. “O custeio aumentou muito nos últimos anos, mas as receitas não acompanharam. Hoje temos, na política saúde, a maior drenagem dos recursos públicos”, afirmou.

Autoridades
A solenidade de abertura contou ainda com a participação de autoridades, como o prefeito de Águas de São Pedro, João Victor Barboza; o deputado Itamar Borges; o secretário adjunto de Assuntos Federativos, Gerson Bittencourt; o subsecretário de Desenvolvimento do Estado SP, José Police Neto; o gerente de Assuntos Federativos da Presidência da República, Jaderson Braga; o secretário de Estado do Turismo, Roberto de Lucena; o secretário de Estado da Justiça e Cidadania, Fábio Prieto; o diretor de Relações Institucionais TV Cultura, Jorge Damião; o presidente Centro Paula Souza, Clóvis Dias; além de representantes da Undime, Pronagov, Sebrae, Amitesp, ABM e outras autoridades.

 Celebração
Durante a solenidade, a Amppesp recebeu ainda uma Moção de Congratulações da Câmara Municipal de Rio Claro, o anúncio do futuro lançamento da revista municipalista PontoGov e a assinatura do termo de parceria entre a Prefeitura de Águas de São Pedro e a Fundação Casa para o Programa “Depois do Amanhã”, voltado a ressocialização de menores em cumprimento de medidas socioeducativas. A noite de abertura foi coroada com a apresentação do Grêmio Recreativo Cultural Beneficente Escola de Samba Samuca, de Rio Claro, que brindou o público com os maiores sambas-enredo que marcaram os carnavais.

Serviço
Fomenta 2025
De 21 a 24 de outubro
Centro de Convenções de Águas de São Pedro
(Avenida Carlos Mauro, 90 – Centro – Águas de São Pedro)
Inscrições: www.sympla.com.br/evento/fomenta-2025/3099232
Realização: Amppesp

Assessoria de imprensa:
Beatriz Maciel – iPública Comunicação
13-99648-7267