Ibrachina e AMPPESP firmam parceria com foco em Smart Cities

Tornar as cidades mais “inteligentes” é uma tendência mundial, acelerada pela chegada do 5G no Brasil. Para acelerar esse processo de implementação tecnológica que pode revolucionar a vida nas cidades, a Associação dos Municípios de Pequeno Porte do Estado de São Paulo (AMPPESP) formalizou um termo de cooperação com o Instituto Sociocultural Brasil-China (Ibrachina).

O objetivo é promover “a troca de conhecimentos e experiências de modo bilateral e a difusão de novas ferramentas de gestão municipal, especialmente aquelas relacionadas às smart cities e à lei geral de proteção de dados – LGPD”.

O presidente da AMPPESP, José Adinan Ortolan, assinou o acordo com Thomas Law, presidente do Ibrachina. Também estava presente no ato o secretário-executivo da Associação, Bruno Oliveira.

Apoio técnico

O acordo prevê que o Ibrachina ofereça apoio técnico para todas as cidades que fazem parte da AMPPESP no que tange à utilização de tecnologia voltada para smart cities. Isso inclui a digitalização das ações administrativas municipais, o e-gov ou governo eletrônico. Entre os benefícios estão maior desburocratização e o acompanhamento das decisões de governança de cada cidade, bem como o estabelecimento de políticas públicas mais eficazes baseadas na utilização de dados.

O presidente do Ibrachina relatou sua participação nas feiras GITEX Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, e na Smart City Expo World Congress, em Barcelona, Espanha. Em ambas, acompanhou em primeira mão o que há de mais avançado na área de cidades inteligentes, levando startups brasileiras para estes eventos internacionais.

Ortolan, que é prefeito de Cordeirópolis, ressaltou que já pôde experimentar o potencial dessa transição para cidade inteligente quando a administração do município fez uma parceria com o projeto Google For Education, em 2017. Esse é um projeto oferecido por escolas particulares de todo o país, mas Cordeirópolis foi a primeira cidade do Brasil a implantá-lo na rede municipal de ensino. Alunos e professores começaram a perceber uma grande evolução no sistema de educação do município, graças à implementação de uma rede wi-fi de alta velocidade em todas as escolas públicas municipais, além de cursos de capacitação com certificação expedida pela Nuvem Mestra, parceira Google, para
professores.