Plataformas omnichannel oferecem amplo atendimento e soluções ágeis para o serviço público

A tecnologia definitivamente tem sido o grande destaque dos últimos tempos e temos visto o quando o setor público pode ser revolucionado se passar a implantar soluções já utilizadas pelo setor privado. É o caso das demandas de atendimento à população, que a cada dia necessitam de mais ferramentas para que possam ser atendidas.

Em um período em que a prioridade é evitar sair da casa, os sistemas omnichannel ganharam ainda mais força, pois possibilitam que o cidadão possa ser atendido em multiplataformas. Omnichannel é o nome dado ao método que utiliza uma variedade de canais de atendimento para alcançar clientes, que no caso das prefeituras e outros órgãos públicos, são os cidadãos.

O foco deste tipo de serviço é oferecer uma experiência de qualidade a esses potenciais consumidores, criando diferentes pontos de contato entre o órgão e a população. Segundo a empresária Dulce Tarpiniam, que atua neste segmento, a tecnologia da informação veio para inovar no atendimento à população, por meio do trabalho de call center, muito utilizado no meio privado e que hoje oferece atendimento em multiplataforma, com soluções via telefone, whatsapp, messenger, sites, dentre outras bases que podem ser integradas. “Estamos falando em centrais de cobranças para redução de inadimplentes, atendimento personalizado para tornar mais ágil a experiência da população com a consulta de serviços das prefeituras, e até mesmo a integração deste tipo de plataforma com centrais de regulação que operam via sistema CROSS, serviços de agendamento de consultas, atualizações cadastrais, dentre tantos outros que possam ser otimizados”, pontuou.

E desta forma é possível fazer com que a tecnologia trabalhe a favor do serviço público, auxiliando na redução da inadimplência no caso dos setores tributários e diminuição do número de faltas às consultas e exames, no caso da Saúde. O que no final das contas gera resultado para que a administração pública seja otimizada e passe a eliminar os seus pontos de desperdício ou de déficit de recursos.